domingo, novembro 20, 2011

Biomateriais Cerâmicos (Substituto ósseo)

     Como ja foi falado nos posts abaixo, estamos tratando do assunto de biomaterias, e esse post será destinado especialmente aos biomateriais cerâmicos. Biomateriais cerâmicos, são em sua grande maioria, inorgânicos, policristalinos e refractários, resultantes da ligação de um metal com um ametal, podendo estabelecer ligações iônicas. Seguem abaixo algumas características desses biomaterias, devido ao seu tipo de ligação química:
-Pontos de fusão altos;
-Pontos de ebulição altos;
-Dureza elevada;
-Quebra facilmente;
-Baixa condutividade elétrica e térmica
-Baixa reactividade química

     Uma aplicação muito importante desses materiais cerâmicos é a utilização para a regeneração do tecido ósseo, e recentemente também vem sendo aplicado como carregadores de células nas terapias celulares. No caso da substituição óssea, vem crescendo o campo de pesquisas para a produção de biomaterias comerciais com características físico-químicas e morfológicas que estimulem a osteogênese.
     Esses biomateriais podem ser de origem natural ou origem sintética. A vantagem de utilização de materiais de origem natural deve-se a estrutura biológica única e um xenoenxerto inorgânico, (livres de proteínas ou outros resíduos orgânicos) por exemplo,  apresentam-se como um excelente material osteocondutor quando adequadamente processados e também possibilita reproduzir com fidelidade a morfologia natural do osso humano.

     Abaixo segue a linha de pesquisa e desenvolvimento da empresa STRACTA BIOMEDICAL e seus resultados parciais já obtidos:




Substituto Ósseo Natural:
Substituto ósseo de origem natural, osseocondutor, que atua como um arcabouço para o crescimento celular, auxiliando na correção de defeitos ósseos na odontologia e na ortopedia. Substituto Ósseo Natural enriquecido com zinco, magnésio e flúor

Substituto ósseo de origem natural, incorporado na superfície com íons Zn 2 +, Mg 2 + e o F‐:
 Pode ser aplicado na correção de defeitos ósseos ou como pasta para injetar em áreas com perda óssea devida à osteoporose.

Resultados parciais:
"O Substituto Ósseo em desenvolvimento pela STRACTA BIOMEDICAL é formado por cálcio e fósforo e é similar físico‐quimicamente à estrutura mineral do osso humano (apatita carbonatada de baixa cristalinidade). É totalmente isento de matéria orgânica. Seu processo exclusivo de fabricação remove por completo os componentes orgânicos do osso trabecular bovino enquanto preserva a morfologia natural do osso, caracterizada por poros de tamanho variável, interconectados, que permitem a proliferação celular em seu interior. Sua estrutura, biologicamente desenhada, é provida de uma grande superfície interna, formados por macro e micro poros interconectados, que permitem uma maior migração celular atribuindo ao material um alto potencial de osseocondução. Quando implantado na cavidade óssea, sua estrutura osteocondutora é absorvida, substituída por novo tecido ósseo e incluída no processo natural de remodelação fisiológica. A presença dos íons carbonatos presentes na estrutura do material, atribuem alta biodegradabilidade, característica não usualmente encontrada nos materiais sintéticos."


Referências:
http://www.stractabiomedical.com.br/STRACTA_BIOMEDICAL_Substituto_Osseo_Preview.pdf >> Acessado em: 19/11/11
http://pt.scribd.com/doc/37920431/BIOMATERIAIS >> Acessado em: 19/11/11

Nenhum comentário:

Postar um comentário