quarta-feira, novembro 16, 2011

O que é um Biomaterial?




Há mais de 100 anos, que pesquisadores vêm analisando materiais com características que sejam adequadas para restauração e substituição de tecidos ósseos do corpo humano. E é neste ponto, que entram os biomateriais.
Os biomateriais são todos os tipos de materiais utilizados para substituir sistemas biológicos. E as características mais importantes que influenciam na escolha de um biomaterial são:

- Biocompatibilidade: Os sistemas vivos têm um conjunto de proteções contra as invasões de outros organismos, assim, as substâncias (objetos) estranhas que são encontradas, geram uma resposta do sistema imunológico. Substâncias (objetos) de tamanho molecular podem ser encontradas pelos anticorpos e rejeitadas, e as substâncias (objetos) maiores podem gerar uma reação inflamatória. Diante disso, é possível definir como um material biocompatível, os que são mais rapidamente integrados ao organismo sem que haja reações inflamatórias;

- Exigências Físicas: Para que um biomaterial seja útil, precisa satisfazer demandas rígidas. Por exemplo, os tubos utilizados para substituir artérias, não podem fechar quando forem dobrados ou quando sofrerem distorções, ou seja, os materiais que forem usados entre as juntas precisam ser resistentes a esse tipo de desgaste; uma válvula cardíaca artificial precisa fechar de 70 a 80 vezes por minuto, tendo uma expectativa de vida de aproximadamente 20 anos e 750 milhões ciclos de abertura e fechamento. Para isso, o material deve ser resistente o suficiente, para que não ocorram complicações para o paciente que fizer uso de tal material;

           - Exigências Químicas: Os biomateriais precisam ser aprovados para o uso em qualquer aplicação médica específica. Quaisquer ingredientes presentes nesse biomaterial devem ser inofensivos (não apresentar danos) durante toda a vida de aplicação. 


Referências:
<http://www.intranet.foar.unesp.br/histologia/Blog/Bio_intro.htm> Acessado em: 8 de Novemvro de 2011
Química - A Ciência Central - Theodore L. Brown, H. Eugene Lemay, Bruce E. Bursten

Nenhum comentário:

Postar um comentário