sábado, novembro 19, 2011

Histórico e Gerações de Biomateriais

    A utilização de biomateriais com a finalidade terapêutica, se iniciou há milhares de anos. Relatos históricos da utilização de suturas, por exemplo, fazem referência há maisde 32 mil anos. Quanto aos materiais médicos usados pelo menos há 2000 anos, os romanos, chineses e astecas usavam ouro em Odontologia; olhos de vidro e dentes de madeira eram materiais de uso comum; e ungüentos eramutilizados para "colar" a pele, como bandagens.
  No século XX ocorre então uma maior compreensão das reações biológicas e infecciosas.Após a 2ª Guerra Mundial, médicos observaram em ex-combatentes feridos que alguns materiais de projéteis promoviam uma menor reação de corpo estranho. Assim, muitos materiais passaram a ser utilizados em técnicas de transferência de tecidos ou ainda como materiais para próteses e dispositivos médicos.
  Segundo a Conferência do Instituto de Desenvolvimento de Consenso em Saúde, em 1982, Biomaterial seria qualquer substância (outra que não fármaco) ou combinação de substâncias, sintética ou natural de origem, que possa ser usada por um período de tempo, completa ou parcialmente como parte de um sistema que trate, aumente ou substitua qualquer tecido, órgão ou função do corpo.


  A primeira geração de Biomateriais é caracterizada por metais e ligas metálicas resistentes à corrosão utilizadas nas cirurgias dentária e ortodentária e tecidos ou malhas de poliéster nas próteses vasculares. Eram materiais bioinertes, ou seja, não interagem ou interagem minimamente com o tecido.
Observava-se maior preocupação com a eficiência do material, por isso a grande utilização do ouro, marfim e madeira.
  A primeira geração também é fortemente associada aos implantes ósseos, com a primeira articulação artificial da anca desenvolvida em 1961.
  Seus exemplos são extremamente abrangentes, desde a histórica perna-de-pau, até outros tipos de próteses, preenchimento de uma cárie de um dente comum e lentes de contato.

  A segunda geração iniciou-se nos anos 70, e é associada a materiais bioativos (incluindo camadas de superfície) que encorajam a regeneração do tecido natural. Foi introduzido os materiais cerâmicos e componentes de alumina. A segunda geração era voltada a estrutura.

  Há aqueles que tratam de mais 2 gerações, mais aqui a abordaremos como uma única. Essa terceira geração se estende até a atualidade e se caracteriza pelo aprimoramento dos biomateriais.Composta por sistemas adaptáveis inteligente, a preocupação não é apenas na biocompatível, mas também ser biofuncionalidade. Iinclui os materiais capazes de estimular respostas celulares específicas no nível molecular.
  Nesta geração estão presentes a Biomimética e a Engenharia de Tecidos :
  A Biomimética é uma área da ciência que tem por objetivo o estudo das estruturas biológicas e das suas funções, procurando aprender com a Natureza e utilizar esse conhecimento em diferentes domínios da ciência.
  Engenharia de Tecidos  é a ciência aplicada que utiliza para desenvolver tecidos artificiais. Pode ser aplicada à produção de pele artificial, cartilagens e tecidos ósseos. Os tecidos podem ser produzidos fazendo crescer células sobre um substracto biodegradável, sendo esse, um Biomaterial.


Referências:
<http://pt.scribd.com/doc/50140351/Biomateriais>  -
Acessado em 20/11/11

Nenhum comentário:

Postar um comentário